sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Teenage Dream


Teenage Dream é o segundo álbum de estúdio de música pop e o terceiro oficialmente da carreira da cantora e compositora estadunidense, Katy Perry. O lançamento mundial do álbum ocorreu em 30 de agosto de 2010, lançado pela gravadora Capitol Records. O álbum foi gravado entre janeiro e abril de 2010 e produzido por Dr. Luke, Max Martin, Greg Wells, Tricky Stewart, Benny Blanco e Stargate, sendo que Perry atuou como co-compositora em todas as faixas do álbum.
O primeiro single do álbum, "California Gurls", foi lançado nas rádios norte-americanas em 7 de maio de 2010 e possui a participação do rapper californiano, Snoop Dogg. A canção ficou na primeira posição das paradas musicias da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, com um total superior à 3 milhões de downloads digitais no iTunes. O segundo single, "Teenage Dream", foi lançado em 23 de julho no canal do YouTube de Katy Perry e no iTunes, dando à cantora um recorde de execuções da canção em 87 rádios norte-americanas em apenas alguns dias após seu lançamento. Para terceiro single fora escolhido a canção "Firework", com lançamento agendado para 26 de outubro.
Apesar de ter sido divulgado ilegalmente na internet algumas semanas antes do lançamento, durante a primeira semana após o lançamento, Teenage Dream vendeu aproximadamente 192.000 cópias nos Estados Unidos, rendendo-lhe à primeira posição na parada americana de vendas de discos, Billboard 200. O álbum foi indicado à categoria "Álbum Favorito" do American Music Awards 2010, que ocorreu em 21 de novembro de 2010.
O início de sua turnê mundial oficial, The California Dreams Tour, está previsto para 20 de fevereiro de 2011 em Lisboa, Portugal, e sua primeira etapa ocorrerá pelo continente europeu até abril. Teenage Dream foi o 11º álbum mais vendido de 2010, com 2,2 milhões de cópias vendidas.

Antecedentes

Katy Perry falou pela primeira vez a respeito do álbum em maio de 2009 a Rolling Stone, onde disse que ele seria gravado a partir de setembro de 2009. De acordo com a cantora, o álbum iria "definitivamente continuar no pop" e que seria formado por músicas mais pessoais em relação ao seu primeiro álbum de música pop, One of the Boys. Ela ainda confessou temer seu segundo projeto, pois ele iria mostrar se ela "tem vocação para música ou não". Em novembro ela comentou sobre o processo de composição e início das gravações à Associated Press:
"Vai ser um pouco mais pop. […] Passar muito tempo em turnê não significa que eu tenha de sacrificar as boas histórias. One of the Boys tinha muitas letras pessoais, e o segundo trabalho terá mais ainda. Quando dou entrevistas nem sempre falo tudo com detalhes, como eu costumava fazer, mas acho que é porque estou guardando as histórias para escrever as letras. Das poucas letras que escrevi até agora, são todas muito honestas, talvez mais honestas do que as últimas. Mas elas estão um pouco mais maduras. Agora sei como lidar com os garotos. Na verdade, eu não me envolvo mais com garotos agora, e sim com homens. É bem diferente quando você faz um disco com 19 anos e quando você faz outro com 25".

Desenvolvimento e produção

Em outubro de 2009, o vocalista do Weezer, Rivers Cuomo, disse à Buzznet que estava trabalhando com Katy Perry em composições para seu segundo álbum. O produtor Christopher "Tricky" Stewart, que produziu "Single Ladies (Put a Ring on It)" para Beyoncé e "Umbrella" para Rihanna, confirmou à Rap-Up em dezembro de 2009 que estava co-escrevendo e que iria produzir o álbum de Perry, mas sem alterar o estilo musical da cantora: "Estamos tentando escrever grandes canções, apenas fazendo realmente. É claro que temos interesses em criar músicas esmagadoras. […] É um estilo diferente para mim. É um projeto muito importante para mim, porque as pessoas estão esperando para ver o que eu vou fazer". Lucasz "Dr. Luke" Gottwald e Max Martin, responsáveis por "I Kissed a Girl" e "Hot N Cold" de One of the Boys, ajudaram a compor e a produzir o álbum. "Trabalhar com Max Martin e Dr Luke foi uma colaboração maravilhosa. Eu trabalhei com eles no meu disco One of the Boys, e queria eles neste projeto. Dessa vez, não vão ser duas canções, teremos seis ou sete", disse Perry à Rolling Stone em janeiro de 2010. Ainda em janeiro, Dr. Luke disse à HitFix.com que a cantora havia criado um mixtape com músicas pop da década de 1990 para que ele tivesse noção do estilo musical que ela queria. Calvin Harris havia sido escolhido para produzir o álbum, mas, segundo a cantora durante sua chegada Nickelodeon Kids' Choice Awards 2010, "ele ficou muito famoso e não aconteceu". "Ela e eu estamos, atualmente, trocando mensagens de texto, mais ou menos nos últimos cinco meses de trabalho neste álbum, tentando por as coisas em dia. Eu tenho três canções incríveis que estão apenas começadas […] São essas ideias que quero finalizar com ela. Então, literalmente, nos próximos três dias, eu vou viajar com um microfone e coisas de estúdio, trocar e-mails com ela e espero conseguir colocar uma das músicas no disco, no último minuto", contou Ryan Tedder à MTV em abril de 2010.
O álbum foi gravado no estúdio da Capitol Records em Hollywood, Los Angeles na Califórnia entre 13 de janeiro e 31 de abril de 2010.Perry comentou ao HitFix.com como foi o processo de gravação e a organização das músicas do álbum: "Nós trabalhamos em Santa Barbara e Los Angeles. Eu contava a todo mundo que tinha muitas jóias, mas não tinha a coroa […] Quando finalmente encontrei a coroa, as jóias passaram a fazer sentido".

Influências e conceito

Basicamente, uma das maiores influências de Teenage Dream e da carreira de Katy Perry foram a banda Queen e a cantora Alanis Morissette. Ela também ressaltou que o estilo musical de seu segundo álbum seria como uma fusão de "Lovefool" do The Cardigans com "The Sign" do Ace of Base, "para fazer as pessoas sentirem vontade de darem as mãos para andar de patins". "Quando saí em turnê, senti que faltavam músicas para fazer as pessoas irem para cima e para baixo. Eu amo a sensação quando todos estão pulando juntos", disse a cantora à HitFix.com à respeito do novo estilo que iria produzir. O grupo ABBA e a canção de Madonna, "Into the Groove", também foram influências para o novo álbum. Perry ainda comentou sobre o estilo musical de seu álbum em entrevista à Revista Nylon, afirmando que as músicas não seriam "tão irritantes" em relação as anteriores, dizendo que gostaria de ser a nova Alanis Morissette no mercado musical em 2010. Durante o Nickelodeon Kids Choice Awards de 2010, Perry havia revelado que tinha sido fortamente influenciada pela música dos anos 1990 e Cyndi Lauper, apelidando seu trabalho de "prazer culposo". Segundo a cantora, suas novas músicas "exploram sua fé, convicção e admiração do mundo sobrenatural" e que "apesar de divertidas, elas têm conteúdo e não foram feitas apenas para festas".

Singles oficiais

California Gurls:

Com Snoop Dogg, foi lançado em 7 de maio de 2010 como o primeiro single oficial de Teenage Dream. Com 294.000 downloads legais no iTunes em apenas uma semana, a canção tornou-se um enorme sucesso musical e foi eleito pela MTV como uma das "Músicas do Verão de 2010".


A canção ficou no pódium das paradas musicais da Austrália, Alemanha, Canadá, Brasil, Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido e superou a marca de 3 milhões de downloads legalizados em apenas 11 semanas no iTunes, dando à Katy Perry um recorde por ser a única cantora à vender esta quantidade de músicas em tão pouco tempo. Dirigido por Mathew Cullen, o videoclipe com Perry e Snoop Dogg estreou em 15 de junho de 2010 e mostra a cantora em um mundo ficcional, chamado Candyfornia. A canção venceu nas categorias "Melhor Single" e "Música do Verão" no Teen Choice Awards 2010 e foi indicado como "Melhor Clipe Feminino" e "Melhor Clipe Pop" no MTV Video Music Awards de 2010. A canção também está indicada aos prêmios de "Melhor Música" e "Melhor Clipe" no MTV Europe Music Awards 2010.

Teenage Dream:
Foi lançada como segundo single do álbum em 22 de julho no iTunes. Em apenas três dias após seu lançamento, a canção foi adicionada à programação de 87 rádios estadunidenses, dando à cantora um recorde por "Inserções nas Rádios". O single conseguiu o primeiro lugar na RIANZ Singles Chart e Billboard Hot 100, além de estar listado nas paradas musicais da Austrália, Canadá e Suécia. O videoclipe foi dirigido por Yoann Lemoine e lançado em 10 de agosto de 2010, onde a cantora interpreta a vida de adolescentes e aparece em cenas sensuais com o ator Josh Kloss. Na Austrália, a canção foi classificada como "Disco de Platina".

Firework:
É o terceiro single oficial do álbum foi lançado em 26 de outubro de 2010. O videoclipe da canção foi produzido a partir de 28 de setembro de 2010 com o patrocínio da companhia telefônica européia, Deutsche Telekom, que promoveu um concurso para selecionar alguns fãs da cantora que apareceram no vídeo. Apesar de não detalhar muito sobre ele, o videoclipe foi descrito pela cantora como "tocante", durante sua passagem MTV Video Music Awards 2010. O videoclipe foi dirigido por Dave Meyers e gravado em Budapeste. Debutou na quinta e terceira posição nas paradas UK Singles Chart e Irish Singles Chart, respectivamente.

Katy Perry em apresentação da música Firework no AMA 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário