domingo, 3 de outubro de 2010

Estudando o The Emancipation Of MIMI

Melhor album da Mariah Carey na minha opinião, vamos ver o porque disso.

Mariah é uma grande diva, uma grande estrela, dona de uma voz sem igual e inconfundível, gravou grandes álbuns e produziu grandes hits, entre eles "Vision of Love", "Always Be MyBaby", "One Sweet Day", entre outros. Na década de 2000 a coisa se complicou, já não tinha mais força como antes e, perdeu alguns fãs, todos os créditos de culpa deve-se ao desastroso cd Glitter 2001 (álbum que aliás, tenho um grande apreço), e o filme de mesmo nome, seus ataques de estrelismo, e tentativa de suicído, além de um álbum meia boa em 2003 Charmbracelet, não alcançou o sucesso merecido, afinal, Mariah era acostumada a vender não menos que 10 milhões em apenas uma CD, fato que não aconteceu nestes dois lançamentos.
Depois disso tudo, Mariah se trancou no estúdio e resolveu que era hora de mudar e amadurecer, armou um time certeiro, artistas como Snoop Dogg, Nelly, The Neptunes, Kanye West e o homem por trás da emancipação: Jermaine Dupri, aliado ao talento de Mariah, fizeram de The Emancipation, um estouro, vendeu mais de 12 milhões de cópias no mundo inteiro, foi o CD mais vendido de 2005, rendeu em 2006 10 indicações ao Grammy onde venceu 3: Melhor álbum de R´N B, Melhor musica de R´n´B ( We Belong Together) e, Melhor cantora de R´n´B, e passados 5 anos de seu lançamento ( 4 de abril de 2005), ainda é fresco na memória, e depois dessa emancipação desse crescimento como uma pessoa melhor e mais centrada, parece que ela não aprendeu muito, seus álbuns seguintes E=MC² (2008) e Memories of an Imperfect Angel (2009), juntos não alcançaram nem a metade de "Emancipation".

1. It´s Like That. Com uma batida energizante e cheia de vida, o CD já promete já nos primeiros segundos da música, e é uma das melhores canções de Mariah, despretensiosa e esnobe (bem Mariah), fala de festa de badalações, sexy sem vulgaridade, e ainda temos a colaboração de Jermaine Dupri e Fat Man Scoop. Empolga.

2. We Belong Together. O grande sucesso, 14 semanas em primeiro lugar na Billboard e a musica mais tocada no mundo em 2005. Uma grande balada de desencontro amorosos,em frases como "Eu não quis dizer isso quando eu disse que, eu não te amava tanto, eu deveria ter te agarrado, Eu nunca deveria ter deixado você ir, eu não sabia nada, eu fui estúpida, eu fui tola, eu estava mentindo pra mim mesma".
Em um R´n´B sexy e simples em 3:18 Mariah consegue passar toda emoção e pesar de um fim de relacionamento, sua voz cristalina como nunca, emocionante.

3. Shake It Off. Sexy, sexo, sexy, não soube como segurar uma mulher como ela? sabia que ela não é de esperar sentada, ela cai fora e ainda te deixa quebrado, essa é a vide de "Shake", um hip hop gostoso e grande hit das baladas black.

4. Mine Again. Grande balada romântica que lembra os grandes momentos dela nos tempos áureos lá na década de 1990, é um clássico do álbum.

5. Say Somenthing. Hip hop mais calminho, mais não menos dançante, numa letra sacaninha de flertar: "Tão quente quanto puder aqüentar, algo como um vulcão, você sabe que parece orgânico, como as estrelas e planetas, aqui estamos. Então o que você vai fazer?", produzida pela duo The Neptunes, ainda temos a calaboração vocal de Snoop Dogg, dando uma finesse à mais na música.

6. Stay The Night. Co-composta por Mariah e Kanye West, esta balada que fala de uma mulher que ama o cara está com ele apesar de ele ser comprometido! Boa balada, um ritmo gostoso e até relaxante, fato! o ponto alto é como sempre sua voz, sem grandes artifícos e agudos, apenas cantando e encantando, Mariah dá seu recado e ainda conta com samples de "Betcha by Golly Wow!" dos "The Stylists".

7. Get Your Number. Com samples de "Just an illusion", sucesso dos anos 80, aqui há um dueto entre Mariah e Jermaine Dupri. O quê mais gosto numa música, é quando fica claro que sua gravação foi muito divertida e inspiradora, aqui fica claro como eles foram felizes na sua gravação, é uma energia incrível, desde os primeiros segundos, até o último "damn"! E que letra safadinha!

8. One and Only. Dueto com o rapper Twista, é um hip hip energético e com atitude. "Sempre que eu me viro, encontro meu coração em pedaços no chão. Tão sozinha, estou procurando pelo meu único e verdadeiro amor. Sempre que eu me viro, encontro meu coração em pedaços no chão, Por que não encontro meu único e verdadeiro amor?".
Soa piegas? Esqueça a letra e curta a música.
9. Circles. Linda demais, a letra, a música, a voz, o agudo, tudo.

10. Your Girl. Com samples de " A Life With You", começa como uma canção de ninar e vai tomando forma, crescendo, até se tornar uma grande música, aliás, todo mérito dessa música, vale ressaltar, são dos backin´ vocals.

11. Wish You Knew. Gravada propositalmente para parecer ter sido gravada ao vivo, numa homenagem a sua diva Diana Ross, que além de gravar ao vivo, falava no meio da canção, tá tudo lá em "wish", grande música, e o agudo que Mariah dá é de arrepiar, que diga-se de passagem, a última música que ela tinha feito arrepiar tinha sido "Never Too Far", do CD Glitter. Dois grandes momentos da diva Mariah.

12.To The Floor. Parceria com Nelly e produzida por The Neptunes, "Floor", é uma boa música, na verdade é regular, seria melhor se estivesse em algum lado b de algum single. Dispensável, não é ruim, mais não é da vide de "Emancipation", tem mais a vê com seu álbum seguinte E=MC².
13. Joy Ride. "E nosso amor dá voltas, sobe alto, uma jornada de prazer", assim é parte do refrão desta canção, mais calminha e chatinha, bonitinha, mais chatinha.

14. Fly Like A Bird. A melhor música do CD, grande grande canção, de teor gospel, com direito a coral e tudo mais, com uma letra sensacional e incentivadora, linda, Mariah canta como se estivesse se confessando, e ao contrário da anteriores, ele só cresce, cresce, e não enjoa, e que agudo, tem ainda uma voz como se fosse algum pastor pregando, belíssima.

Voar como um pássaro
Por alguma razão eu sei que
Há um lugar lá em cima
Onde não há mais dor nem conflitos
Livre de todas as atrocidades e sofrimentos
Porque eu sinto o amor incondicional
De alguém que se importa o suficiente por mim
Para me deixar livre de todas as minhas obrigações
E me deixar livre para

Refrão:
Voar como um pássaro
Alcançar o céu
Eu preciso do Senhor agora Deus
Leve-me ao alto
Não deixe o mundo me machucar essa noite
Eu preciso de Sua força ao meu lado
Às vezes essa vida pode ser tão fria
Eu rezo para que venhas e me leve para casa

Nós podemos reaver?
O mundo sempre será
Um lugar de paz e harmonia?
Um lugar onde não haja guerra nem brutalidade?
Se nós amassemos uns aos outros
Nós encontraríamos a vitória
Às vezes eu estou tão desesperada
Que eu sinto a necessidade de

Refrão:
Voar como um pássaro
Alcançar o céu
Eu preciso do Senhor agora Deus
Leve-me ao alto
Não deixe o mundo me machucar essa noite
Eu preciso de Sua força ao meu lado
Às vezes essa vida pode ser tão fria
Eu rezo para que venhas e me leve para casa

Mantenha sua cabeça erguida
Com o amor de Deus você irá sobreviver

Outro:
Voar como um pássaro
Alcançar o céu
Eu preciso do Senhor agora Deus
Leve-me ao alto
Não deixe o mundo me machucar essa noite
Eu preciso de Sua força ao meu lado

Às vezes essa vida pode ser tão fria
Eu rezo para que venhas e me leve para casa
Leve-me mais alto, mais alto, mais alto
Leve-me mais alto, mais alto, mais alto
Leve-me para casa
Mais alto Jesus
Leve-me mais alto Senhor

Nota: 10 Melhor lançamento de Mariah em 10 anos, "Emancipation", é um grande CD, divertido, romântico, dançante, sexy. E com uma voz bela e doce como de Mariah, maravilhoso.

Singles

1º single: It´s Like That


2º sigle (e o melhor): We Belong Together, 14 semanas em 1º lugar na Billboard, e a mais tocada do mundo em 2005, e mais tocada em toda a década de 2000.

3º single: Shake It Off,, 2º lugar na Billboard.

4º single:Don´t Forget About Us, música presente somente na versão americana e japonesa do álbum. Duas semanas em 1º na Billboard.

5º single: Get Your Number, single somente para a Europa.

6º single: Say Somethin'

7º single: Fly Like a Bird, é um single que não teve uma capa oficial e nem clipe, somente para algumas rádios, americanas, é claro.


E essa foi a explicação do melhor albun da Mariah Carey (MIMI), fiquem ligados pois log estaremos descrevendo mais albuns da Mariah!!!

It' my Night ♫♪

2 comentários:

  1. Este album realmente é mt mt bom!
    Mariah é perfeita a DIVA das cantoras e uma referência para a maioria.
    Amo e amo muiito ♥

    ResponderExcluir
  2. - Aaah como eu amo esse álbum *,* ♥

    ResponderExcluir